Acampamento das congregaçoes- outubro/2010

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Indiferença


"UMA TRAGEDIA NÃO TEM EXPLICAÇÃO É CONSEQUENCIA"
“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. “Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros.”
(I corintos 10: 23 e 24)

Seja uma arma na mão de um desequilibrado ou um som alto, a indiferença causa tragédias porque vivemos em sociedade, o que aconteceu no Rio de Janeiro é conseqüência de uma filosofia de vida onde não nos importamos com os outros e só com aquilo que me satisfaz.
O jovem pegou armas e procurou satisfazer sua sede doentia de vingança e não se importou quanto sofrimento ele iria causar, o que interessa é aminha satisfação pessoal, pois somos uma sociedade de pessoas indiferentes.
A vida em sociedade não é simples, por isto em todas as civilizações regras foram criadas para disciplinar o convívio em grupo. Particularmente aceito a Bíblia Cristã como a regra fundamental, pois creio que ao longo do tempo Deus foi revelando-se e instruindo a humanidade a aperfeiçoar o relacionamento com Ele e com os outros.
As leis humanas procuram proteger apenas o patrimônio dos seres humanos. Ainda não conseguimos enquanto seres humanos formular uma lei que proteja a vida, isto se agrava em nosso tempo. A competição e o consumismo anulam o valor da vida e leva a humanidade ao isolamento e ao prazer individual.
Daí toda vez que acontece uma tragédia ficamos assustados procurando explicação e culpados. Isto acontece porque estamos sendo acusados pela nossa própria consciência, somos negligentes e egoístas não nos importamos com o sofrimento dos outros, e a tragédia é a conseqüência de uma vida isolada e voltada para nós mesmo. Aquilo que não nos dar prazer é descartado.
...Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.. (Filipensses 2: 3 a 5)

Vejamos alguns exemplos de uma conduta destrutiva que provoca tragédias como “o massacre do Rio de Janeiro”, exemplos praticados rotineiramente em nossa cidade:
• Exploração dos mais pobres, mulheres e crianças são as principais vitimas, paga-se salários irrisórios por trabalhos insalubres e ainda humilhamos os que se sujeita a fazer estes trabalhos.
• A banalização do sexo pelo sexo e a promiscuidade provocando uma onda de pai irresponsáveis e mães ausentes, a gravidez na adolescência é o principal exemplo.
• Pai e mãe que não investem seu tempo em cultura nem nos filhos, criando uma geração de desinformados.
• Nossas escolas não oferecem nenhum estimulo ao aprendizado, instalações impróprias e os profissionais desprestigiados.
• Investimos em relacionamentos com pessoas comprometidas apenas pelo prazer pessoal e egoísta.
• Homens exploram suas parceiras e agridem sem nenhum pudor.
• O bullying, uma pratica cada vez mais comum nas escolas
(gravura extraída do site)
http://estudandopsicologia.wordpress.com/2011/04/08/o-efeito-bullying/

Agora vejamos na pratica como indiferença ao sofrimento do outros se tornam sementes de tragédias como a vivida no Rio de Janeiro. Indiferença, uma violência igual ao que o assassino praticou matando e ferindo aquelas crianças:

• Nossas autoridades têm dinheiro para gastar com festas e financiar aliados que nada contribuem para amenizar o sofrimento dos mais pobres.
• Sem nenhum respeito aos vizinhos sons de carros e de residenciais ficam tocando musicas que desmoralizam a família e as mulheres em alturas insuportáveis, quem está próximo não consegue estudar, dormir ou simplesmente assistir seu programa favorito.
• Motoristas que não respeitam as leis de transito causando acidentes diariamente, em sua maioria alcoolizados ou inabilitados, ou praticando uma jornada de trabalho insuportável.
• Transportes publico exploram a necessidade de locomoção sem nenhum escrúpulo, vans e carros pequenos, transportam até o dobro de sua capacidade, satisfazendo a ambição de alguns dos donos destes transportes.
• Construções irregulares e sem nenhuma condição de habitabilidade são oferecida aos mais pobres por um preço altíssimo.
• Doutrinas e líderes religiosos que mistificam tudo ao invés de dar aos seus liderados sabedoria, ciência, compromisso e responsabilidades com esposas filhos e parentes. Aumentar o números de fies é mais importante que dar conhecimento ético e compromisso com próximo.
Então eu lhes darei pastores conforme a minha vontade, que os alimentaram com sabedoria e com entendimento. (Jeremias 3: 15)
Algumas perguntas:
 Onde seus filhos(as) estava(m) ontem a noite?
 Qual a freqüência dele na escola?
 Você verifica os cadernos do seus filhos e cobra desempenho na escola?
 Você estimula filhos e esposa a estudar?
 Quantas horas você estuda e ou ajuda seus filhos a estudar?
 Você ajuda sua esposa em suas atividades domesticas?
 Já doou sangue para alguém ou o faz com freqüência?
 Você é voluntario em algum projeto social?
 Usa o dinheiro em conjunto com a esposa?
 Mantém um relacionamento respeitoso com vizinhos, parentes e conhecidos, mesmo que estas pessoas não faça parte de seu grupo religioso ou social?
 Quando você liga o som de seu carro ou residencial se preocupa com os vizinhos



“Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz” (Tiago 4:17)

As consequencias da indiferença não têm explicação nem culpados, pois cada atitude de indiferença causa uma tragédia, seja uma arma na mão de um desequilibrado ou um som auto de um vizinho. Quando não investimos tempo na relação com o próximo, ou trato minha família com desleixo, ou investimos em relações promiscuas destruindo famílias apenas por prazer pessoal, quando não cuido de minha rua, meu bairro e da minha cidade e principalmente quando não cultivo uma relação com Deus através de seu filho Jesus Cristo.
“ Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que Eu o Senhor Deus possa abençoar vocês e os seus descendentes para que vivam muitos anos.” ( Deuteronômio 30:19)


Pr. Benilton


Nenhum comentário:

Postar um comentário